sábado, 25 de junho de 2011

Relevo do Rio de Janeiro







Como um dos conteúdos de nossos estudo está no conhecimento dos aspectos geográficos de nosso município, nas últimas semanas o quarto ano tem -se dedicado a investigação desses aspectos naturais. Além da utilização do Google Maps para visualizar as áreas, podemos comparar diferentes caracatrerísticas das áreas de baixada (como a de Jacarépagua), com as áreas mais altas (planaltos), e ainda com as regiôes rochosas oceânicas ( maciços).
Além da apreciação propriamente dita, os alunos puderam entender os conceitos de altitude, e de medidas feitos a partir do nível do mar. O que a princípio causa bastante "estranhamento", com essas novas palavras, aos poucos vão se tornado mais comuns e de melhor compreensão.
Outra questão bastante relevante a este estudo, está ligada aos conceitoss matemáticos de visão (frontal, lateral e superior) a partir das observações e reflexões feitas durante nossas explorações, após a exploração de poliedros concretos. Uma interessante maneira de levar os conceitos para a prática.
 Como sugestão, para podermos literalmente ver o Rio, fizemos o Maciço da Tijuca em uma pequena escala de argila, para continuarmos nossas investigações. Está bem legal!

Mensagem para Luiza: Vamos nos comunicar esta semana Luiza, que você acha? Vamos tentar marcar o dia e horário durante a semana.
Beijos de todos do quarto ano! 

domingo, 12 de junho de 2011

O meio ambiente, a tecnologia, a ciência...





Com projeto máquinas e invenções, saber sobre as tecnologias que estão presentes em nossa vida e que tanto contribuem para nossa rotina é mergulhar em muitas descobertas. Começando, como muitas conversas e diferentes bate papos sobre máquinas e de como tudo começou ( na máquina vapor ) e chegar até os poderosos processadores, programas e computadores que nos rodeiam atualmente. Nossa é coisa demais. é interessante demais.
O professor Paulo Gustavo é um dos grandes mediadores desta nossa viagem pelo conhecimento. Em suas aulas práticas, o que é discutido, e debatido teoricamente , ganha "vida" nas mãos dos alunos do 3° e do 4° ano.
Em uma interessante aula, fomos surpreendidos com conceitos simples, criativos do uso de recursos naturais na vida das pessoas. Foi muito interessante construírmos juntos, a partir de simples folhas de uma planta, junto com barbante, uma interessante estrutura, que pode se transformar em uma cama, curtina ou mesmo um bandôlo. Foi muito legal!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A origem da Internet-Arpanet









   A Guerra Fria era uma guerra em que um exército não atacava o outro. Assim se um mandasse um avião muito rapido, o outro depois de uma semana mandava um avião mais rapido ainda, essa Guerra Fria era composta por dois exercitos: União  Soviética VS E.U.A.
   Um dia o presidente da União Sovietica ameaçou atacar o E.U.A, então os E.U.A inventou a Arpanet para se comunicar, para que assim só eles pudessem trocar informações secretas, escondendo-as dos perigosos espiões soviéticos. A rede da Arpanet ligava os grandes centros de inteligências americanos, assim em caso de ataque a alguma das regiões, as "universidades" se comunicariam guardando as informações secretas. Porém, anos mais tarde a União Soviética foi perdendo dinheiro, e acabou se dividindo em varios países separados. A Arpanet não servia mais, já que a Guerra Fria havia acabado.
   Mas, o engenheiro eletrônico Tim Burners Lee , em 1990, teve uma ídeia, um jeito de se comunicar igual a Arpanet. Então ele criou a Internet para todos se comunicarem. Foi assim que começou a famosa rede de computadores que usamos hoje!